
4.
O dono do
site dar a cara. Costuma-se dizer que “quem não deve não teme”. Portanto,
se o site for credível, e pagar conforme promete nas suas regras de utilização,
então não existem motivos para o dono do site não divulgar a sua identidade.
Sendo assim, sempre que estudo novas oportunidades, uma das coisas que costumo
pesquisar é quem é o dono, e se existe algum tipo de informação pessoal
divulgada (nome, foto, etc.). Mais uma vez, cuidado que as informações
divulgadas podem ser falsas!
5.
O dono do
site ter tido outros sites credíveis anteriormente. Mais uma característica
importante. Se o dono do site tiver já uma boa reputação online, em princípio
irá querer mantê-la, ou seja, diminui a probabilidade do site ser scam. Claro
que existem muitos scammers que inicialmente eram honestos, bem como existem
pessoas sérias que estão agora a começar, e que, por não terem tido nenhum
projeto anterior, não significa que sejam scammers.
6.
Sede da
empresa divulgada. A par da divulgação do nome do dono do site, também a
divulgação da localização da sede da empresa que gere o site é algo que deve
ser valorizado. Uma vez mais, trata-se de valorizar quem não tem medo de dar a
cara pelo seu projeto, ou seja, quem à partida sabe que vai honrar a sua
palavra e cumprir o que promete.
7.
Trabalhar
com Paypal. Conforme já referi anteriormente, no post sobre o Paypal, esta
e-wallet é muito exigente com os sites com quem trabalha. Portanto, à partido
um site de um scammer vai evitar utilizá-la, pois pode vir a ter problemas no
futuro. Claro que as regras (por vezes demasiado apertadas) que o Paypal impõe
podem deixar de fora sites muito credíveis…
Resumindo, com esta lista pretendo apenas enumerar um
conjunto de características que podem ajudar a credibilizar um determinado
site. O ideal será que se verifiquem várias destas características!
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