sexta-feira, 2 de maio de 2014

Que características contribuem para se perder confiança num site?



São vários os sinais de alarme a que devemos estar atentos quando avaliamos determinada oportunidade:
1.               Site novo. Conforme escrevi recentemente, em regra geral, a confiança de um site aumenta com a sua longevidade. Sendo assim, quando surge uma oportunidade nova, devemos sempre ter presente que se pode tratar de scam, apesar de existirem, felizmente, muitas exceções a esta regra.
2.               Má reputação online. A existência de relatos de pessoas que tiveram más experiências com um determinado site devem sempre acender um sinal de alarme sobre esse site. Na realidade, se aconteceu com outra pessoa, porque não há-de acontecer connosco?
3.               Ausência de informação sobre o dono ou sobre a empresa responsável. Se quem estiver à frente de determinado site não quiser revelar a sua identidade, a confiança nesse site pode diminuir.
4.               Exigência de investimento inicial. Um conselho que eu costumo dar: nunca invistam num site sem terem bastante confiança nele. Claro que até pode correr bem, mas a probabilidade de ser scam é significativa. Além disso, se um site pedir um investimento inicial para poderem levantar, pode querer indicar que o site só irá sobreviver enquanto existir esta “injeção” de dinheiro dos novos utilizadores. Devem sempre questionar se se tratará de um modelo sustentável…
5.               Mudança das regras de pagamento e/ou dos lucros obtidos. Isto é sempre um mau sinal. Nunca se devem alterar as regras a meio do jogo. Pode querer indicar duas situações distintas. Ou o modelo inicialmente aplicado não é sustentável, e as regras são alteradas para garantir a sustentabilidade do site (neste caso até será uma coisa positiva, pois revela que os donos têm uma perspetiva a longo prazo), ou então trata-se de um site scam, que inicialmente apresentou um modelo chamativo para atrair utilizadores e depois muda as regras de jogo para impedir que os utilizadores tenham tanto lucro.
6.               Taxas muito elevadas. Há sites que cobram taxas elevadíssimas quando efetuam os pagamentos. Muito mais elevadas até do que as taxas que eles próprios pagam à e-wallet utilizada. Na realidade, isto trata-se de uma jogada para ficar com parte do dinheiro que deveria ser pago ao utilizado. Há sites que anunciam que se podem fazer levantamentos a partir de, por exemplo, $0,10, mas depois aplicam taxas de $1!
7.               Cashout mínimo elevado. Quando um site estabelece que para se poder levantar o dinheiro, é necessário acumular uma quantia elevada, devemos sempre desconfiar dessa situação. Avaliem sempre quanto tempo é que estimam que vão demorar a fazer o cashout, pois por vezes podemos estar a falar de uma utilização diária durante um ano, ou mesmo mais… E entretanto, à medida que o tempo vai passando, corre-se o risco de ver o site passar a scam…

Sem comentários:

Enviar um comentário