Quando se fala em captcha está-se a referir a um conjunto de
números e/ou letras que se deve digitar de forma a validar uma determinada ação
num site. Por exemplo, quando se faz login, ou muitas vezes quando se clica num
anúncio de um PTC. A ideia é simples: evitar a automatização desse tipo de
procedimentos. Sendo assim, o captcha é normalmente algo dinâmico, que muda
sempre que se carrega novamente a página. Portanto, para se introduzir um
captcha correto é necessário reproduzir esse código variável que aparece. Este
procedimento, que no fundo se trata de um procedimento de segurança, tem a
vantagem óbvia de garantir que é o próprio utilizador (na maioria dos casos…)
que está a fazer determinada ação, e não uma automatização da mesma. No
entanto, por vezes os captchas aparecem demasiado camuflados, e nem sempre é
visível com rigor todos os carateres que o compõem. Nesses casos, o que eu
costumo fazer, para não perder muito tempo, é clicar no ícone de renovação do
captcha (que todos eles têm, e normalmente são duas setas a apontarem em
sentidos contrários), até ter certeza que consigo identificar todos os
carateres. Se não fizerem isso correm o risco de ter que voltar ao início da
ação que estão a fazer, se o captcha introduzido não for exatamente igual ao
apresentado.
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